quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um bolo especial - Bolo arco-íris

Inaugurando o blog com uma receita muito gostosa que fiz no começo de julho, uma encomenda da Rosica, colega do escritório que descobriu minha habilidade culinarística e confiou a mim a tarefa de fazer um bolo colorido pra um amigo que estava de aniversário.
Saí a procura de uma receita que estivesse de acordo com o gosto da freguesa (super exigente!), e encontrei algumas pela internet. Segue a receita da massa e da cobertura/recheio pra quem quiser se aventurar:

Massa 
Ingredientes: 
- 2 ovos (  claras separadas batidas em neve)
- 4 colheres de manteiga ou margarina sem sal
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 3 xícaras de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento em pó
- essência de baunilha a gosto (usei 1 colher de chá)

Modo de Preparo
Bata as claras em neve e reserve. Bata as gemas, a manteiga e o açúcar na batedeira por uns 5 minutos, acrescente a farinha, o leite e a essência de baunilha e misture tudo até ficar homogêneo. Por último acrescente misturando levemente as claras em neve e o fermento. 
Divida a massa em porções iguais e tinja com corante alimentício (usei em gel, mas pode ser líquido também). Depois é só assar em fogo médio.

Como o meu bolo era em camadas, assei as massas separadamente e depois cortei em formato de coração, usando um molde de papel manteiga e uma faca lisa bem afiada! 

Recheio/Cobertura
Ingredientes:
- 1 copo de claras de ovo (usei mais ou menos 5 ovos)
- 2 copos de açúcar
- 1/2 colher de chá de essência de baunilha (pode colocar outras essências ou suco de frutas)

Modo de Preparo: 
Misture as claras com o açúcar. Leve ao fogo em banho-maria para esquentar por de 10 minutos. Coloque a mistura aquecida na batedeira e bata em velocidade alta, junto com a essência de sua preferência, até ficar bem firme e cremosa.


Para finalizar, algumas fotos da montagem. Fico devendo a foto dele cortado, porque ainda tô esperando minha colega me mandar! 



Massas coloridas
Foi pro forno

Corte
1ª camada

Segue intercalando massa e recheio
Camadas finalizadas
Cobertura pronta (fiz assim branquinho porque minha colega queria disfarçar o bolo, pra fazer surpresa pro amigo)

Receitas aprovadas! Créditos para os autores: http://www.saberebomdemais.com/bolo-arco-iris/  e  http://cybercook.terra.com.br/cobertura-de-bolo.html?codigo=7727

Beijos!
 

Um comentário:

  1. O bolo estava ótimo!!! E lindo também!!!! Recomendo....Hummm

    ResponderExcluir

Comentem aqui!